Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia

Madri, ano de 1901. Vendo as necessidades que passavam os mais pobres o Pe. Salvador Fonte incentivou um grupo de senhoras a fazer trabalhos manuais para serem doados aos carentes. Surgiu assim a ASSOCIAÇÃO E OFICINAS DE CARIDADE SANTA RITA DE CÁSSIA, que é uma entidade internacional.

A primeira Oficina brasileira foi fundada em 1926 na cidade de São Paulo.

Chegou a Curitiba em 1958, por iniciativa, espírito de solidariedade e amor ao próximo da senhora Edith França Alves. Permanecendo por 10 anos na presidência, desenvolveu e estruturou as bases de nossa Associação como um modelo de trabalho voluntário.

 A Associação, a exemplo das demais espalhadas pelo país ajuda a todos sem discriminações, atuando como entidade de apoio e não mantenedora, de qualquer instituição assistencial por ela cadastrada.

Através de uma Diretoria Geral e um Conselho Fiscal e Consultivo, as dezessete Oficinas mantém uma unidade de procedimento que garantem a credibilidade e as obrigações legais da Associação.

Desde o ano de 1958 o nosso lema tem sido servir sempre e a Caridade é a nossa bandeira, para que num trabalho constante, possamos concretizar os nossos ideais, agasalhando e alimentando os nossos irmãos desamparados.

EXERCÍCIO 2021/2022

Assim como para toda a humanidade, em todos os setores e atividades, também para nós da Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia, 2020 e 2021 foram anos desafiadores. Mas, com resiliência e cônscias de nosso mister, nossas atividades não foram interrompidas. Com reuniões virtuais e acompanhamento constante da Diretoria Geral, as Oficinas se superaram em trabalhos e ações sociais. Foram campanhas, rifas, drive thru para doações de alimentos, sempre com apoio de amigos, familiares e da comunidade em geral, a quem apresentamos nossa profunda gratidão.


Assim foi que, cumprindo nossos objetivos, atendemos a todos os pedidos que recebemos das entidades que nos procuraram. A pandemia fez crescer o número de necessitados e, como consequência, também nossas doações se potencializaram. Ultrapassamos os índices obtidos em tempos normais.


Nos dois últimos anos, foram realizados 1.118  atendimentos, num total de:
122.050 Kg de alimentos;
22.615 litros de alimentos,
45.320 unidades de alimentos,

Além de material de higiene, material de limpeza, fraldas, enxovais para bebês, brinquedos, roupas de cama/mesa e banho, vestuário, calçados, material escolar, entre outros tipos de doações.


Estão cadastradas na Associação e Oficinas de Caridade Santa Rita de Cássia 160 entidades assistenciais, como asilos, hospitais, creches, casas-lares, clubes de mães, grupos de ação social, etc.


Estas instituições, localizadas em Curitiba, Região Metropolitana, litoral e alguns municípios do interior do Paraná, são visitadas periodicamente por grupos de operárias, que acompanham o trabalho, as especificidades e necessidades de cada uma.


Fica aqui o nosso reconhecimento às Operárias e às Presidentes das Oficinas pelo grandioso e sublime trabalho realizado nestes tempos de tantas dificuldades para todos.


Somos gratas a Deus e à nossa Protetora Santa Rita de Cássia, que nos mostram os caminhos do amor ao próximo e da sabedoria para levarmos, com ternura, mais qualidade de vida, amenizando necessidades e inspirando esperanças nos corações de nossos irmãos.


Assim queremos continuar! Assim estaremos sempre cumprindo nossos propósitos!


Ana Lia Rocha de Macedo
Presidente          

 

DIRETORIA BIÊNIO 2021/2022

PRESIDENTE:
Ana Lia Rocha de Macedo
 

VICE-PRESIDENTES:
1ª -     Regina Maria Ravedutti Marques
2ª -     Heloisa Gomes Losso
3ª -     Juçara Maria Busnardo Gulin
 

SECRETARIA:
1ª - Dorotéia Enns Archegas
2ª - Orminda Vieira Klant
3ª - Eliane de Sousa
 

TESOURARIA:
1ª - Rosely Simão Kaminski
2ª - Marília Pereira Lopes
3ª - Aurora Mercer Gonçalves
 

CONSELHO CONSULTIVO:
Gilda Marise Carnasciali Munhoz da Rocha
Lenita Bastos de Lacerda
Lígia Maria Archegas
Maria Bernadeti Nascimento Fuck
Rita de Cássia Guides
Zélia Maria Jorge
 

COORDENADORA DO VOLUNTARIADO DE CAMPO:
Tânia Regina Penetta Cichon
 

CONSELHEIRA HONORÁRIA:
Edith Alice de Lacerda
 

CONSELHO FISCAL:
Jair de Campos
José Antônio Bertinato
Milton Riquelme de Macedo
Pedro José Dalla Riva
Valdo Zanette
Vicente Rando Neto
 

DIRETOR JURÍDICO:
Carlos Eduardo Manfredini Hapner