OFICINA

Santa Luzia

“Mas a pomba, não achando

onde pousar o pé, tornou a Ele...

À tarde ela voltou a Ele, trazia no bico

Uma folha nova de oliveira.”

Gn. 8.9-11

O histórico da Oficina Santa Luzia, desde 1982, tem sido exercer a caridade, o olhar atencioso ao irmão carente, estando sempre atentas em nossas reuniões e atividades ao que é mais agradável aos olhos de Deus: o AMOR! O brilho da Graça de Deus é sempre presente, por termos um tempo e espaço de acolhida oportunizado por nossa presidente, num clima de Amizade, construído por nossas operárias, para como disse São Tiago, oferecer “o que temos de Sagrado em nós: nossos dons”. Esta bela vivência fortalece em nós todas, a Fé e a Esperança.

 

Quando nos expressamos no mundo com nossos dons, nos conectamos com o Sagrado e o Bem se materializa. Quantas mesas preenchidas, quantos corpos aquecidos, quantos corações confortados... quantos “milagres” alcançados.

 

Santo Agostinho, século V, disse que “o mal não existe, e sim a ausência do Bem”. Observamos na realidade de nossos encontros, trabalhos, atividades a presença do Bem.

 

Como afirmou Freude: “Como lidar com a infelicidade? Com AMOR.” Se é feliz quando se AMA... Amar sem interesse, sem expectativas de retorno, amar o desconhecido.

 

Felizes somos quando estamos nos nossos grupos e atividades de trabalhos. Experimentamos em tantos momentos a Alegria e a Ternura do Cristo Ressuscitado.

 

Alimentamos assim nossa FÉ e ESPERANÇA na vida, num mundo mais justo, no exercício do Bem, com nossos diversos dons compartilhados.

 

Assim, acreditamos e vivenciamos o AMOR, na LUZ, o exercício da CARIDADE, na nossa oficina, colhendo muito mais do que ofertamos, transpondo toda e qualquer materialidade, experimentando o gosto de uma vida com sentido, conectada ao BEM e ao SAGRADO, sempre sobre o olhar atencioso de Santa Luzia e Santa Rita de Cássia. Graças a Deus!

 

A primeira diretoria da Oficina Santa Luzia (1982-1983) foi composta pelos seguintes nomes:

 

. Presidente - Lourencita Beltrão Molento Boscardin

. Vice-presidente - Ivanna Silvia Florentino

. 1ª Secretária - Cláudia Lúcia Coelho Guimarães

. 2ª Secretária - Quitéria Maria Dallagrana

. 3ª Secretária - Maria Tereza Coelho Guimarães

. 1ª Tesoureira - Ivanna Silvia Florentino

. 2ª Tesoureira - Cilene Karan dos Santos

. 1ª Roupeira - Luciane de Sá

. 2ª Roupeira - Simone Campello

 

Foram também presidentes da Oficina Santa Luzia:

 

. 1984/1987 - Quitéria Maria Dallagrana

. 1988/1992 - Denise Macedo Amaral

. 1993/1994 - Lourencita Beltrão Molento Boscardin

. 1995/1996 - Sylvana Sebastiani Ribas

. 1997/1998 - Maria Luiza Christófis Heller

. 1999/2000 - Regina Maria Bruni Leal

. 2000/2018 - Lourencita Beltrão Molento Boscardin

 

A Oficina Santa Luzia conta com 45 sócias operárias.